Enquadramento Legal
O enquadramento legal de uma casa de madeira, pré-fabricada ou modular é exatamente o mesmo que qualquer outra construção. As edificações em madeira estão sujeitas também a projeto de arquitetura e especialidades e deverão cumprir todas elas assim como as edificações convencionais (ex. térmica, acústica, redes prediais, etc.).
Se lhe disserem o contrário, desconfie! Pois, não existe nenhuma outra forma LEGAL de construir em madeira.
Apenas estão isentas de licenciamento (comunicação prévia) as obras de escassa relevância urbanística que são geralmente até 10m2 e são na maioria dos casos edificações anexas e não construções principais, para além de outras nuances. Ainda assim, esta regra poderá variar entre Câmaras pelo que deverá consultar sempre os técnicos do respetivo município.
O processo de desenvolvimento de um projeto de uma casa de madeira acontece da mesma forma que qualquer outra edificação:
- O cliente apresenta as suas ideias, gostos, preferências, programa e expectativas para a nova casa;
- É analisado o terreno e suas condicionantes e partir daí é concebido o projeto (estudo prévio) tendo em conta o sistema construtivo considerado e pretensões do cliente;
- Após aprovação do estudo prévio é dado início ao processo de licenciamento junto da Câmara Municipal e após o término deste processo é iniciada a construção com a devida licença de construção. O sonho começa aqui a ganhar forma!
- Depois de construída a habitação chega o momento de a registar nas Finanças e na Conservatória do Registo Predial. A empresa construtora facultará a Ficha Técnica de Habitação para que possa mais tarde vender o imóvel, se assim o desejar. A sua edificação estará assim devidamente registada, legalizada e sujeita a impostos (nomeadamente IMI).