O que é?
O sistema Light Wood Frame é nada mais nada menos que uma construção com montantes e secções de madeira que em conjunto formam uma grelha /molduras de madeira que se transformam numa estrutura robusta e dimensionada conforme o projeto. É um dos tipos de construção em madeira mais populares nos Estados Unidos e em partes da Europa.
As principais características são:
1. Constitui-se como uma construção leve, rápida e seca;
2. Não necessita de ferramentas ou equipamentos pesados, sendo que cada componente pode ser facilmente transportado à mão, uma casa torna-se essencialmente num grande trabalho de carpintaria;
3. É capaz de se adaptar a qualquer forma geométrica e pode ser revestido com uma variedade de materiais.
A principal qualidade do método construtivo Light Wood Frame é a elegante separação das várias especialidades e respetivas funções dentro da montagem.
As especialidades podem trabalhar interiormente desimpedidas do quadro estrutural, enquanto o revestimento fornece uma abordagem simplificada de estanqueidade e controle de vapor.
O isolamento é otimizado com a profundidade correta e fechado por uma membrana hermética e aberta a vapores com revestimento final de ventilação reversa. Esta combinação de elementos fornece uma grande capacidade de secagem e camadas protegidas e controladas.
(Imagem ilustrativa)
Existe ainda uma enorme variedade de produtos e sistemas adaptados a esse tipo de construção.
Este tipo de construção pode acontecer também com recurso a vigas I-Joist. Normalmente estas vigas são bastante usadas nas lajes de pavimento bem como nas paredes interiores e exteriores.
Curiosidade: O aparecimento das vigas I-Joist remontam a 1969 na Alemanha, inventadas para serem utilizadas como vigas de horizontais. Mais tarde foram usadas pelo Alemão e pioneiro da Passive House Manfred Brausem que as empregou verticalmente para uma maior eficiência energética. Em 2003, em Ilinois nos Estados Unidos da América, também a arquiteta Katrin Klingenberg utilizou estas vigas verticalmente como estrutura e desde então este é um sistema de construção leve em madeira e derivados de madeira que tem merecido atenção por ser bastante eficiente, ecológico, versátil e de baixo custo.
(Parede de Klingenberg)